sexta-feira, 20 de junho de 2008

Como fotografar em ambientes fechados sem flash

Por Daniel Gomes em: http://www.cravoecanelaphoto.com

É muito bom quando conseguimos fotografar sem o flash. A iluminação fica mais natural, menos forçada. As formas se definem melhor, a as sombras ficam mais bonitas e suaves. A cor da luz gerada pelo flash é pálida e sem vida e a luz ambiente geralmente é mais natural. Mas, nem sempre podemos evitar o uso do flash. Limitações de lente, câmera, sensibilidade de ISO e principalmente uma iluminação limitada fazem do flash um acessório necessário.

Para obter o melhor de sua câmera e evitar ao máximo o uso do flash, devemos:
. Primeiro, obviamente…Desligar o flash.
. Ajustar o ISO para um valor mais alto. Isso varia em cada câmera, mas devemos ter cuidado para não usar o ISO máximo que a câmera permite, pois ele aumenta o noise na imagem. O melhor é testar os vários ISOs de sua câmera e comparar o resultado.
. Verificar a luz no ambiente. Faça isso apertando o disparador até a metade. A câmera irá focalizar e fará um a leitura da luz. Geralmente é possível ver a velocidade do disparador (shutter speed, SS) e a abertura de diafragma que foram ajustados. Isso estará escrito em algum lugar do seu LCD, pesquise no manual de sua câmera para saber como, e se, ela faz isso. A velocidade não deve ser menor que 1/30 em lentes grande-angular, ou menor que 1/125 no zoom máximo. Algumas câmeras mostram um alerta quando a velocidade está baixa e a foto pode ficar tremida. Se você já entende os modos manuais de sua câmera pode usá-los, buscando a abertura máxima e velocidades seguras.
. Se você não entenda nada de velocidades e aberturas, simplesmente fotografe e analise o resultado. Foto borrada é sinônimo de velocidade baixa.
. Se a luz for suficiente, as velocidades estarão dentro do aceitável, e é só clicar. Caso a foto, ainda assim, fique borrada, será preciso mais luz. O borrado é decorrente de movimento e pode ser causado tanto por uma tremida do fotografo, quanto um movimento do modelo.

Para conseguir mais luz devemos…
. Ficar perto das fontes de luz principais, em casa elas são sempre portas, janelas, luminárias, etc. Abra as cortinas. Varandas também são ótimas para fotografar. É sempre bom ter uma fonte de luz forte e definida.
. Aumente a abertura do diafragma Se sua câmera possui modo de prioridade de abertura, ou Av, utilize ele e regule a abertura para o máximo. Sempre lembrado que f2.8 é uma abertura maior que f5.6,por exemplo.

Ainda assim as fotos estão tremidas..
. Nesse caso você deve ligar o flash, não tem jeito.
. A luz do flash ainda pode ser amenizada, utilizando todas as dicas acima com o flash ligado. Sua máquina irá captar mais luz ambiente e a o flash ficará menos evidente.
. Um tripé pode resolver totalmente o problema caso você esteja fotografando um objeto fixo. Você então poderá usar qualquer velocidade sem problemas. As máquinas, como a Canon S2 IS, possuem sistema de estabilização de imagem, que minimizam os efeitos da tremida na mão do fotografo. Tripés e sistemas como o IS da Canon ajudam, mas nada podem fazer com um modelo que corre pela casa, ou está pulando na cama.

Nem sempre é possível desligar o flash. Lentes mais claras, ISOs mais altos e uma mão firme ajudam muito, mas em certas condições teremos que usar o flash.
As câmeras compactas também possuem limitações que vão dificultar o uso da máquina em ambientes internos e sem flash.
A configuração ideal de câmera para fotografar com luz natural, sem flash, é uma boa DSLR e uma lente clara que possibilite o uso de aberturas como f1.8 ou até f 1.4. Nas DSLR conseguimos utilizar ISOs até 800 com ótima qualidade.

Nenhum comentário: