Tá faltando fotos nesse blog! :)
Aqui vai uma das mais recentes...

Babi
Moradora da UFPB
Um amor de "pessoa", já tem até fã clube e adora uma foto!
No universo dos 35mm, uma lente com distância focal de 50mm (como a do centro da figura acima) tem um campo de visão semelhante ao do olho humano, sendo por isso chamada de lente normal. Lentes com distâncias focais acima de 50mm aproximam a imagem, reduzindo o campo de visão, e são conhecidas como teles (ou superteles, quando acima de 300mm). As de menos de 50mm fazem os objetos parecerem menores e aumentam o campo de visão, sendo classificadas como grande-angulares, wide-angle, em inglês, (ou ultrawide-angle, quando inferiores a 28mm). A figura ao lado mostra exemplos de fotos tiradas exatamente do mesmo local, com diferentes distâncias focais.
Mas se só estamos falando de milímetros, o que são os números 3X, 4X, 7X e semelhantes que tanto vemos nas especificações de zoom? Eles indicam o número de vezes que o zoom da câmera é capaz de aumentar sua menor distância focal. Em outras palavras, basta dividir a distância focal máxima de uma lente pela mínima para obter seu zoom em vezes, ou “X”. Logo, a 35-140mm que citamos no parágrafo acima tem zoom de 4X (140/35), por exemplo.
A equivalência é importante para compararmos câmeras com tamanhos de sensores diferentes e, no caso das reflex digitais (D-SLRs), quando usamos uma lente originalmente concebida para uma câmera de 35mm em outra com um sensor menor. Os usuários das maioria das reflex digitais da Canon (D30, D60, 10D, 300D), por exemplo precisam saber que suas câmeras têm um fator de conversão de 1,6 para entender que uma lente normal, de 50mm, se comportará como uma tele de 80mm (50 x 1,6), uma 70-200mm virará uma 112-320mm e assim por diante. Isso é positivo para quem gosta de teles, pois ganham-se maiores distâncias focais pelo mesmo preço, mas é terrível para quem precisa de uma lente grande-angular, pois acaba-se pagando muito mais caro por lentes ultrawide-angle para obter os resultados de uma grande-angular mais simples.

Vista geral da igreja.
O que é HDR? HDR é a sigla para High Dynamic Range.
À direita: efeito artístico dado ao HDR no Photomatix com ajustes no Tone Mapping.
apenas amador, essa é a câmera!
Compactas Amadoras: São câmeras um pouco mais avançadas que as da categoria anterior, já com algum controle manual como ISO, White Balance, exposição, abertura e velocidade. Mesmo que vc vá usar essas câmeras apenas no modo automático, vale a pena pagar um pouco mais por elas em relação às point e shot. Por terem lentes de melhor qualidade e sensores melhores, processadores internos de imagem mais rápidos e eficientes, respondem melhor aos comandos e produzem fotos com maior nitidez, cor e contraste.
"DSLR significa, em inglês : Digital Single Lens Reflex. Como assim? Nessas câmeras a luz que entra através da lente é refletida em um espelho e transferida para uma tela de visualização. Esse jogo de vidros e espelhos faz com que, olhando pelo visor (não a tela de LCD), você veja exatamente o que a lente está “vendo”. Nessas máquinas não é possível fotografar utilizando o monitor LCD. Ele só será utilizado para verificar a foto após o clique e para acessar os menus.