domingo, 20 de abril de 2008

Alguns termos técnicos da fotografia digital

White Balance
O white balance, WB ou balanço de brancos é usado para corrigir a cor da fotografia de acordo com a luz do ambiente. A intenção é fazer com que os brancos fiquem realmente brancos. Em luz incandescente, por exemplo, se ele não for ajustado corretamente as fotos ficaram amareladas. As máquinas geralmente fazem isso de forma automática, mas nas câmeras profissionais também podemos ajustar tudo manualmente.

Exposição
Quando fazemos uma fotografia digital, conseguimos isso expondo o sensor à luz. Se ele for exposto a pouca luz, a foto ficará sub-exposta (escura). O contrário chamamos de super-exposição (estourada).

Sharpness
Sharpness é um dos fatores que contribuem para a nitidez das fotos. Em uma foto como pouco sharpness observamos um efeito meio borrado, soft. Sharpness depende da lente, do sensor, do ISO, etc. Pode ser conseguido também no Photoshop. A maioria das câmeras oferecem ajuste de sharpness. É algo como: -2 (pouco sharpness, imagem soft) 0 (padrão) +2 (mais sharpness e mais nitidez), por exemplo.

Noise Reduction
Noise é aquele efeito que observamos em algumas fotos onde vemos pontinhos coloridos, principalmente nas áreas escuras. Ele ocorre devido a qualidade dos sensores, capacidade de processamento da câmera, luz insuficiente e ISOs. Principalmente os ISOs. Eles contribuem muito para o noise. Quanto maior o ISO mais pontinhos veremos e menos nitidez teremos, por isso é bom ter cuidado na hora de usar ISOs muito altos. Noise reduction é exatamente a redução do noise feita por processamento interno da câmera, ou no computador.

Saturação
Mais saturação deixa as cores mais vivas. Assim como o sharpness, é um parâmetro ajustável na maioria das câmeras

DSLR - Digital Single Lens Reflex
São câmeras profissionais que usam um sistema de espelhos para projetar a imagem que passa através da lente em um visor ótico. Em câmeras desse tipo, mesmo digitais, não é possível compor a foto olhando pelo LCD. É preciso olhar através do viewfinder, como fazíamos antes das câmeras digitais. É uma forma muito mais eficiente de compor uma foto, pois a imagem gerada é mais nítida e luminosa.

Histograma
É uma curva, um gráfico, que mostra a luminosidade da imagem. Ele nos diz se a foto está com exposição correta ou não, indica onde conseguimos mais detalhes (sombras, meio-tons ou brilhos) e é importantíssimo. Na nikon D80, por exemplo, podemos ver o histograma de luminosidade dos 3 canais de cor (vermelho, verde e azul) separadamente. O histograma é importantíssimo, quando conseguimos entende-lo melhor é uma ferramenta indispensável. Só de ver essa curva já consigo ter uma boa noção da luminosidade da foto.

Nenhum comentário: