sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Razões pra Usar o Adobe Photoshop Lightroom


1.  Lightroom é feito para fotógrafos
Enquanto o Photoshop tem tudo o que você precisa, e até mais um tanto de coisa que não precisa, como 3D, gráficos de vetores, ferramentas de vídeo, o Lightroom é feito sob medida pra suas necessidades com edição de fotos!


2. É mais leve
Todas essas funções acima exigem mais espaço em disco, o que deixa o computador pesado. Trabalhar com o Photoshop por muitas horas com um computador "normalzinho" é um pesadelo! O Lightroom roda sem problemas em qualquer laptop.


3. Excelente gerenciamento de imagens
Opções de duplicamento de imagens, cópia de segurança, backup e outras.


4. Facilidade de busca e organização
Como o Lightroom é baseado em informações das fotos, fica fácil organizar tudo em catálogos, fazer buscas por nome, data, ISO, etc. O Lightroom também permite que você crie coleções, agrupando as fotos como você quiser.


5.  Organização do trabalho em módulos
O Lightroom possui cinco módulos: Library, Develop, Web, Slideshow Print. Em cada um deles, ficam visíveis apenas as funções necessárias a cada passo do trabalho. Desde a busca pelas fotos, passando pela edição, até a exibição em slideshow, postagens na web ou impressão. 


6. Memória permanente de fotos editadas
Nenhuma edição de foto no Lightroom irá modificar permanentemente o arquivo original. Os ajustes são salvos numa lista nos catálogos e podem ser revertidos a qualquer momento. Ou seja, se após alguns meses você se arrepende de ter convertido uma foto em preto e branco, ela pode voltar a ser colorida originalmente. Achei isso super útil quando, por exemplo, você descobre um novo efeito e deseja aplicá-lo a uma foto antiga que já tem um efeito. 


7.  Apresentação em Slide. 


8. Compare imagens facilmente
Opção de comparação de imagens lado a lado. 


9. Presets
Assim como as Actions no Photoshops, os Presets no Lightroom permitem que uma série de ajustes seja salva e aplicada a outras fotos com apenas um clique. Mas de um jeito muito mais fácil, já que eles ficam agrupados por categoria e é exibido uma amostra de como ficaria a foto com aquele efeito quando você coloca o mouse sobre o Preset. Além disso, como eu coloquei no post anterior, existem muitos sites de download de presets gratuitos. Link


10. Galerias na Web
Galerias online, como essa, permitem uploads diretamente do Lightroom


Para mais razões, leia 21 Reasons to Use Lightroom Aqui!

3 comentários:

Daniele disse...

Boas dicas....

Denis Job disse...

O lightroom é meio complicado a primeira vista, mas depois que você entende o conceito fica indispensável. Que bom que você voltou a escrever...

Mais Que Tudo disse...

Voce precisa assistir esse video que encontrei na internet dando dicar de fotografia que encontrei! o video é de janeiro de 2015! não sei ate quando vai ficar disponivel!
O link do video é esse aqui : http://goo.gl/vNG2rf
Fica a dica!